Departamento de Geografia - Universidade de São Paulo - 9 a 12 de novembro de 2009

Contribuição para a pós-graduação

A pesquisa em nível de pós-graduação em História do Pensamento Geográfico no Brasil viveu, nas duas últimas décadas, um significativo desenvolvimento. Atesta esta afirmação a consolidação de linhas de investigação antes concentradas em torno de alguns poucos pesquisadores como Antonio Carlos Robert Moraes (USP), Lia Osório Machado (UFRJ), Silvio Bray (UNESP-Rio Claro) e agora disseminadas por vários programas de doutorado em instituições como USP, UFRJ, UFF, UNESP e UFU.

É em decorrência desse processo de expansão do número de pesquisadores e instituições que se propõe o II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico como catalisador das investigações realizadas sobre temas diversos, importantes ao avanço do debate sobre história e epistemologia da geografia em nosso País.

Após dez anos desde o I Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, pode-se afirmar que essa linha de investigação se tornou presente nos eixos dos eventos nacionais da AGB e da ANPEGE, contribuiu para o surgimento de revistas como a Terra Brasilis a única a tratar exclusivamente desse tema no mundo e abriu interlocução com áreas próximas como história da ciência, antropologia e educação.

Por fim, cremos que o II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico imprimirá regularidade aos próximos encontros, possibilitará a constituição de redes de pesquisa, proporcionará a abertura e consolidação de disciplinas nessa linha ofertadas pelos programas de pós-graduação em Geografia e alimentará os núcleos de pesquisa já existentes.

%d blogueiros gostam disto: